Elas Também Merecem Atenção e Cuidado!

 

 

Durante a nossa rotina diária, utilizamos muito os dedos das mãos, que ao longo do dia são usados não só apenas para segurar, estabilizar e utilizar objetos e/ou utensílios, como para perceber sensações (como tato, temperatura e dor), dentre outras tantas funcionalidades.

 

Os nossos dedos, anatomicamente são compostos, por: os ossos, os tendões, articulações, ligamentos, polias, musculatura intrínseca, vasos e nervos. É esse complexo, e completo conjunto de estruturas, funcionando em harmonia e coordenação, que permite com que cada dedo da nossa mão tenha uma grande liberdade de movimentos, e perceba também do meio externo, uma maior quantidade de informações.

 

Devemos destacar aqui, que é através dessa engenhosa estrutura, juntamente com o sistema nervoso e osteomuscular, que nós, seres humanos, temos a capacidade de manipular objetos com maestria, bem como percebermos e reagirmos às sensações captadas do meio externo.

 

Na mesma medida que são funcionais e essenciais para nossa vida, os nossos dedos das mãos, também estão expostos a lesões, como traumas, esmagamentos, cortes, queimaduras  e até lesões causadas por esforços repetitivos.

 

O edema (inchaço), a limitação e bloqueio de movimentos, bem como, formigamentos, sensação de queimação e dores, são indícios de que há algo de errado com seus dedos; que podem estar sendo acometidos por diversas enfermidades, mas esse é um assunto para um outro texto.

 

Para finalizar, quero ressaltar novamente a importância dos dedos das mãos para a nossa vida e dizer que devemos ser cuidadosos com eles; se você apresenta alguns dos sintomas citados ou sofreu alguma lesão, não hesite em procurar auxílio médico, afinal, eles merecem uma super-atenção!